Datapatrol

5 Ameaças Cibernéticas Que Você Deve Conhecer Em 2023

Em 2022, várias organizações como Dropbox, Twilio, Uber, Revolut, LastPass e Marriott International sofreram violações de dados. À medida que os agentes de ameaças cibernéticas ficam mais criativos, estar atualizado com as principais ameaças à segurança cibernética deve ser uma parte importante do seu plano de negócios.

Esta lista abrange 5 das maiores ameaças cibernéticas a serem observadas em 2023. Veja a seguir.

As 5 principais ameaças cibernéticas de 2023

1 – Violações no ambiente de Cloud/Nuvem

Mudar para a nuvem certamente tem seus benefícios, pois oferece flexibilidade e escalabilidade. No entanto, às vezes pode ser uma faca de dois gumes que pode facilitar o acesso dos agentes de ameaças cibernéticas às informações da sua empresa.

Durante o ano de 2022, 27% das organizações que usam a nuvem pública relataram uma violação.

A maioria das violações em ambiente CLoud resultou de:

• Configurações inadequadas

• Compartilhamento indevido de dados

• Credenciais comprometidas

• Vulnerabilidades exploradas

2 – Mobile-First Attack

A maioria de nós armazena uma ampla gama de informações, desde e-mails de trabalho até dados bancários, diretamente em nossos smartphones. Mas você sabia que está carregando uma das maiores ameaças de segurança cibernética no seu bolso?

De fato, cerca de 60% das fraudes cibernéticas, como phishing e senhas roubadas, acontecem em dispositivos móveis.

Os empregadores devem adicionar segurança de dispositivos móveis às sessões de treinamento de cibersegurança, a fim de conscientizar suas equipes sobre sua importância para a vida profissional e pessoal.

3 – Ataques IoT

Os ataques a dispositivos da Internet das Coisas (IoT) continuam a aumentar. E hoje em dia, seu ambiente de trabalho pode depender de termostatos, impressoras, câmeras ou iluminação conectado.  Adotar a automação pode realmente tornar seu ambiente de escritório e de indústria mais eficiente, mas também pode tornar mais fácil para os cibercriminosos invadirem sua empresa por meio de seus dispositivos habilitados para Wi-Fi!

Embora os dispositivos IoT tragam muitas mudanças para nossa vida cotidiana, os agentes de ameaças cibernéticas continuarão a explorá-los em 2023. Portanto, aqui estão algumas dicas para se proteger:

• Atualização de firmware;

• Usar um roteador separado apenas para IoT

• Habilitar a autenticação multifator (MFA/2FA).

4 – Fator Humano

Uma pesquisa revelou que 23% de todas as violações de dados resultam de erro humano. Na verdade, enganar os funcionários com phishing, spoofing e links e anexos maliciosos ainda é uma porta aberta para os cibercriminosos.

Para combater isso, os especialistas em segurança cibernética aconselham fortemente as empresas a investir em treinamento de segurança de TI em 2023. Explicar por que a segurança cibernética é importante ajudará você a garantir que seus funcionários estejam seguindo seus protocolos.

5 – Ataques internos maliciosos

O erro humano é responsável por grande parte das violações de dados dentro das organizações. No entanto, às vezes, uma violação que vem de dentro é intencional e conduzida por um colaborador insatisfeito.

Em alguns casos, esses tipos de ameaças são originados por pessoas com acesso privilegiado a informações sigilosas e confidenciais. Essas pessoas escolhem explorar seu acesso privilegiado para ganho pessoal, financeiro ou algum outro fator motivador. Em outros casos, pode originar-se de emoções negativas alimentadas por um funcionário que está saindo.

A melhor maneira de evitar que esse tipo de ameaça cibernética afete seus negócios é antecipar que isso pode acontecer e tomar medidas para evitá-lo.

Torne a segurança cibernética a resolução de 2023 da sua empresa

Os hackers estão sempre em constante evolução de táticas para explorar a vulnerabilidade dos sistemas. É fundamental estar por dentro das ameaças cibernéticas que estão em evidência.

Uma violação de dados pode custar a uma organização milhões em perda de dados, multas e ações regulatórias. É por isso que entender as ameaças que sua empresa pode enfrentar ajudará você a tomar as medidas certas e colocar a segurança cibernética no centro de seu plano para 2023.Para aprender como reduzir seus riscos de ameaças cibernéticas por uso e/ou compartilhamento indevido de dados clique aqui.

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *