DataPatrol é um software de cibersegurança corporativo para prevenção e monitoramento de exfiltração de dados sensíveis a partir da rede de computadores de uma empresa. Sua principal funcionalidade é a exibição de marca d’água de tela personalizada nos dispositivos monitorados por meio de agentes instalados em cada computador da rede. Cada agente se comunica diretamente com o servidor central do DataPatrol através de uma API, onde recebe as informações sobre as políticas de marca d’água, bem como atualizações regulares.

O DataPatrol fornece uma interface administrativa central (navegador web). Esse dashboard avançado possibilita à equipe de cibersegurança da empresa monitorar em tempo real o funcionamento dos agentes, as marcas d’água nos computadores, as tentativas de print screen ou cópias não autorizadas de textos., entre outras funcionalidades. Essa visualização em alto nível se torna um importante componente no monitoramento em tempo real de padrões de tentativas de exfiltração de dados.

Arquitetura e Funcionamento
O DataPatrol é baseado em uma arquitetura cliente-servidor que roda 100% na infraestrutura da empresa (on-premises). O servidor do DataPatrol é responsável por rodar e prover os serviços de API e Update Center, que se comunicarão via rede com a máquina do cliente onde o agente estará instalado.
Na máquina do cliente, são instalados o agente e o update service, responsável por obter as atualizações necessárias ao bom funcionamento do agente. Além disso, através da API, o agente recebe as informações sobre as políticas que definirão tipo, aparência, posicionamento e outras funcionalidades da marca d’água a ser exibida. O Update Service, por sua vez, se comunica com o Update Center no servidor, para receber pacotes de atualizações.
No servidor do DataPatrol temos também o AdminPanel, que é a interface administrativa já introduzida acima. Através dela os administradores poderão monitorar logs e usuários, além de efetuar configurações e atualizações. Além dos usuários padrões do sistema, o AdminPanel pode utilizar o protocolo LDAP para autenticação no painel, bem como Microsoft Entra.
O DataPatrol conta ainda com o SQL Server como servidor de banco de dados, que poderá rodar na mesma máquina física do servidor ou em um servidor separado, quando necessário, para melhorar a escalabilidade de recursos na rede.

